Bandeira vermelha em São Lourenço
Em 10 anos essa é apenas a quinta vez que a praia foi classificada como imprópria
CIDADE
Caio Scafuro
1/16/20252 min read


Depois de mais de um ano a praia de São Lourenço, próximo ao morro, teve a classificação alterada para imprópria. A bandeira vermelha da CETESB foi colocada na praia nesta quinta-feira (16). A última vez que isso aconteceu foi no final de setembro de 2023, quando a praia ficou imprópria por três semanas consecutivas. As outras praias do município seguem com bandeira verde.
A coleta de amostras é feita semanalmente pelo órgão e leva em conta o valor de concentração de bactérias fecais presentes em 100 ml de água. Dois fatores levam à bandeira vermelha: dois resultados acima de 100 no intervalo de cinco semanas (que foi o caso de São Lourenço - 130 na amostra de 29/12 e 251 na amostra do dia 12/01) ou valor acima de 400, nesse último caso a praia é classificada com imprópria mesmo que tenha um histórico de resultados baixos.
Podendo ter relação com a situação atual, mas nem CETESB e nem Prefeitura confirmam a ligação entre os fatos, na última semana a prefeitura de Bertioga autuou uma propriedade privada pelo descarte irregular de esgoto no canto da praia e multou os responsáveis em R$70 mil, como foi divulgado em nota para a redação do Conexão Bertioga.
"A secretaria de Meio Ambiente informa que recebeu uma denúncia de lançamento de esgoto no canto da praia de São Lourenço. Uma equipe de fiscais do Meio Ambiente foi até o local e comprovou a irregularidade, realizada por um estabelecimento particular. O lançamento de esgoto irregular foi bloqueado imediatamente e os responsáveis foram autuados em R$ 70 mil”.
Sobre a situação da praia, a prefeitura respondeu a reportagem novamente por meio de nota. O comunicado diz que a secretaria de Meio Ambiente e a Sabesp realizam ações voltadas ao tratamento e manejo de esgoto. A fiscalização ambiental também tem um papel fundamental na ações de monitoramento e a população pode ajudar comunicando qualquer sinal de irregularidade pelo telefone 153. Segue abaixo a nota na íntegra:
"A secretaria de Meio Ambiente informa que, em parceria com a Sabesp, realiza diversas ações voltadas ao tratamento e manejo de esgoto, o que é fundamental para a preservação ambiental da cidade. A fiscalização ambiental, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, também tem um papel crucial, com ações intensivas no monitoramento de sistemas de esgotamento sanitário e no combate a possíveis impactos ambientais. Por meio da secretaria de Serviços Urbanos, a prefeitura também realiza limpeza diária na areia da Praia e limpeza preventiva dos canais. Além disso, a Pasta ressalta que a população de Bertioga tem contribuído ativamente nesse processo. Quando há qualquer sinal de extravasamento, a população pode acionar imediatamente a Secretaria de Meio Ambiente ou a Sabesp, o que permite uma rápida resposta e resolução dos problemas.
A secretaria destaca ainda que, em algumas situações, o surgimento de uma bandeira vermelha, que pode indicar a balneabilidade comprometida, pode estar relacionada a poluição difusa em períodos de alta pluviosidade”.
Recomendações da CETESB
A CETESB orienta os banhistas a evitarem contato com a água do mar em praias classificadas como impróprias, pois a exposição pode representar riscos à saúde.
As condições de balneabilidade são atualizadas semanalmente e os resultados completos estão disponíveis no site oficial da Companhia e no app da CETESB.
Para um verão seguro, é recomendável verificar os boletins semanais e observar as bandeiras de sinalização nas praias, antes do banho de mar.